• 04
    jan

    Cuidados com sua ave no verão

    http://animallemundopet.com.br/sensacao-de-frio-ou-calor-nas-aves/
    by
    posted in Aves

    Não é raro se deparar com aves dentro de poças d’água em dias de calor. Mas será que esses animais estão mesmo “se refrescando”? De acordo com a veterinária de aves e animais silvestres Tânia Negreiros, esses banhos são comuns e os pássaros, assim como os humanos,sentem frio e calor. “A temperatura ideal para eles está na mesma faixa da que nos agrada. Assim, climas extremos também os afetam”, afirma. Animais homeotermos como os mamíferos, ou seja, que mantêm a temperatura do organismo constante, tendem a ficar no fundo das gaiolas quando os termômetros estão baixos e, se sobem no poleiro, podem apresentar desequilíbrio e respiração difícil.

    Já no calor, ficam ofegantes e com as asas abertas. Para aliviar esses quadros, os donos precisam se precaver, como explica Tânia: “Para o frio, conserve a gaiola coberta e em local fechado. Em temperaturas elevadas, é melhor deixá-la na sombra e com água disponível para beber e tomar banho.”Manter o pet confortável é essencial para que ele não adoeça em climas intensos, que podem causar hipertermia e problema respiratório. A primeira surge em épocas quentes, com a elevação da temperatura corporal, já o segundo, resulta do ar frio e com baixa umidade. Ambos, senão tratados, podem levar à morte.

    De acordo com a veterinária, em países de grandes amplitudes térmicas, como o Brasil, os pássaros podem precisar aclimatar quando mudam de região, prevenindo quea temperatura corporal se eleve demais,o que acarretaria um quadro de coma, seguido pelo óbito. No caso dos criados em clima quente, esse processo se dá rapidamente, enquanto aves acostumadas ao frio, devem ser expostas ao aquecimento excessivo gradativamente, evitando o estresse por calor severo.

    Fonte: Revista Meu Pet

Comments