• 02
    out

    Dicas para criar um papagaio

    http://animallemundopet.com.br/como-criar-um-papagaio/
    by
    posted in Aves

    A criação doméstica já é autorizada pelo Ibama, por isso não existe nenhum empecilho que exista entre você e um amiguinho papagaio.

    Muito amigo de crianças, os papagaios costumam ser atração entre a garotada, porém é preciso muito cuidado e atenção, para que nenhuma criança machuque o animal, pois ele é muito frágil, além disso o risco do papagaio transmitir doenças também existe, o que requer um cuidado no contato quando ele estiver doente.

    Os papagaios costumam falar e imitar alguns sons, pois este é o extinto do animal, já que na natureza eles costumam se comunicar e se reconhecer por meio de sons emitidos por seu grupo. Eles possuem uma cartilagem no lugar de cordas vocais, e elas se chamam seringes, que ficam entre a traqueia e os pulmões. O quanto mais cedo seu papagaio for treinado a falar, mais esperto ele será, procure pronunciar algumas palavras fáceis, e tenha paciência que com um tempo ele ficará mais tagarela do que você imagina.

    Tipo de gaiola
    A gaiola de seu papagaio deve ter espaço suficiente para que ele abra suas asas de maneira confortável, e também ela precisa estar posicionada em local que tenha uma combinação de sol e sombra, e os acessórios necessários são poucos, bastando apenas um bebedouro e um comedouro de barro ou alumínio.

    Forre o fundo da gaiola com papel, e procure trocá-lo todos os dias, evite a utilização de jornais, pois sua tinta pode ser tóxica e ruim para seu animal. Coloque um poleiro de madeira, pois este sim é um item obrigatório que não deve faltar na gaiola.

    O Que Colocar Na Gaiola Para Roer
    Coloque brinquedos de madeira ou de sisal para seu papagaio brincar ou roer, e evite panos e cordas para ela não se ferir ou se enroscar.

    Alimentação
    Além de rações balanceadas especificas para a ave, os papagaios podem ser alimentados com frutas, legumes e verduras, sendo que os alimentos que se deve evitar são o abacate, a beterraba, morangos, chocolate e aipim cru, pois seu intestino é muito sensível e não aceita muito bem.

    Embora muitos achem que as sementes de girassol seja o alimento ideal para papagaios, eles estão totalmente enganados, pois essas sementes contem tantas gorduras quanto o chocolate, e por isso o papagaio que pode viver até 75 anos, se for alimentado com sementes de girassol por uma vida toda, pode viver apenas 15 anos, é como dar chocolate a uma criança, deve ser administrado aos poucos com muita moderação.

    Entre as sementes permitidas aos papagaios podemos mencionar as de melancia, pepino, mamão, melão, uvas, entre outros tipos.

    Tanto as frutas, como os vegetais, devem ser bem lavadas antes de serem oferecidas ao seu animal, por isso utilize detergente neutro e procure enxaguar bem antes de ser ingeridos pelo seu papagaio.

    Onde Comprar Legalizado
    Os papagaios podem ser comprados em lojas credenciadas pelo Ibama, e as espécies mais procuradas são os papagaio-verdadeiro e o papagaio-do-mangue.

    Fonte: PortalPets

Comments